segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

I.R.V - Parte 5 - Teisco Spectrum 5





E para marcar essa edição de numero 5, selecionei para lhes apresentar essa guitarra extraordinária japonesa Teisco modelo Spectrum 5

Antes, um pouco de história da marca Teisco:

As guitarras Teisco foram importadas para os Estados Unidos desde 1959 ou início de 1960 e como "Teisco Del Rey" depois de 1964. Teisco guitars também foram importadas nos EUA sob vários nomes de marcas, incluindo Silvertone , Kent , Beltone , Duke , Encore, Heit Deluxe, Jedson , Kimberly , Kingston , Lyle , Norma , Tulio e World Teisco . Da mesma forma, elas foram importadas no Reino Unido sob rótulos como Arbiter , Sonatone , Audition , Kay e Top Twenty . Essas marcas eram normalmente vendidas em grandes lojas de departamento, incluindo Sears , Montgomery Ward , Woolworth (EUA) e Woolworth (Reino Unido).

 De 1948 até o início dos anos 60, os produtos Teisco, como muitos produtos japoneses da época, compartilhavam vários projetos com produtos americanos e da Europa Ocidental, incluindo Hagström e EKO.

 No entanto, no início dos anos 60, os produtos Teisco se tornaram cada vez mais exclusivos. As guitarras Teisco tornaram-se notáveis ​​para formas incomuns do corpo, tais como a grande quantidade de controles; Tipicamente um interruptor individual para cada captador, além de um tom ou interruptor de cancelamento de fase, juntamente com tantos outros como cinco tons e botões de volume deu uma grande variedade de sons. Depois que a Kawai comprou a Teisco em 1967, continuaram a produzir todos os modelos Teisco, assim como sua própria marca, Apollo.
Teisco guitars ficou famosa nas  mãos de varios artistas que usaram a marca. Produziram também amplificadores, sintetizadores, baterias, contra-baixos e guitarras barítonas.


 Agora vamos falar um pouco desta joia japonesa Teisco Spectrum 5





 Estreando em 1966 e durando apenas alguns anos, a Spectrum 5 foi o top de linha para a Tokyo Electronics Company no psicodélico final dos anos 60.

 Conforme o catálogo de Teisco Del Rey de 1966, a Spectrum 5 "tem características únicas que nenhuma outra guitarra no mundo pode igualar."

Corpo e braço em mogno, contornos e chanfros inspirados na americana mosrite a guitarra conta ainda com uma serie de tipos de combinações diferentes entre os captadores escalonados, tornando uma guitarra bem única. Outro fator era um efeito espectral no som o qual deu nome ao modelo da guitarra "spectrum". A escala em rosewood contava com uma marcação caracteristica, influenciada por Kay.

A Teisco Spectrum com seu design arrojado se tornou símbolo de guitarras japonesas de boa qualidade nos anos 70, sendo muito procuradas até nos dias de hoje por colecionadores de todo mundo. São guitarras bem raras principalmente aqui no Brasil. Instrumento raro e vintage !!!

























Repare no complexo esquema elétrico desta guitarra











 Cavidade elétrica







 Junção corpo/braço





























Continua em I.R.V - Parte 6 (click para ler)











Nenhum comentário:

Postar um comentário