quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

I.R.V - Parte 3 - Gibson Les Paul Recording




A Gibson Les Paul foi o resultado de uma colaboração de design entre a Gibson Guitar Corporation e o guitarrista de jazz e inventor Les Paul. Em 1950, com a introdução da Fender Telecaster no mercado musical, as guitarras elétricas se tornaram uma febre entre o público. Em reação a isso, o presidente da Gibson, Ted McCarty, trouxe o guitarrista Les Paul como consultor. Les Paul era um respeitado inovador que tinha realizado experimentos com design de guitarras por anos para beneficiar a sua própria música.De fato, ele havia construído com as próprias mãos um protótipo de corpo sólido chamado "The Log", um design mais tarde considerado amplamente como o primeiro de corpo sólido já construído - Spanish Guitar - em oposição à "Hawaiian" - uma guitarra de lap steel. Essa guitarra é conhecida como "The Log" por causa do seu núcleo sólido que é um bloco de pinho, cuja largura e profundidade são um pouco maiores que a largura do braço. Apesar de numerosos outros protótipos e modelos de corpo sólido de produção limitada de outros fabricantes já tivessem vindo à tona, é sabido que entre 1945 e 1946 , Les Paul tinha se aproximado da Gibson com o protótipo da "The Log" mas esse design de corpo sólido foi rejeitado.
Em 1951, essa rejeição inicial se tornou numa colaboração de design entre a Gibson Guitar Corporation e Les Paul. Foi acordado que a nova guitarra Les Paul seria um instrumento caro, e bem feito nos moldes da tradição da Gibson. Apesar de as lembranças serem diferentes em relação a quem contribuiu com o que no design da Les Paul, ela estava longe de ser uma réplica de mercado dos modelos fabricados pela Fender. Desde os anos 30 , Gibson havia oferecido guitarras de corpo oco, (semi-acústicas) como a Gibson ES-150; no mínimo, esses modelos de corpo oco forneciam uma pista sobre o design da nova Gibson de corpo sólido, incluindo um corpo mais tradicional em forma mais curva que o oferecido pela rival Fender e com o braço colado, em contraste com o braço parafusado dos modelos da Fender.
A relevância das contribuições de Les Paul para o design de sua guitarra Gibson permance controverso. O livro "50 anos da Gibson Les Paul" limita a contribuição de Les Paul a duas coisas: Aconselhar sobre a peça do corpo que seguraria as cordas junto à ponte (tailpiece) e a cor de preferência (afirmando que Les Paul preferia a cor dourada porque "parece ser mais caro", e a segunda escolha seria a cor preta porque "parece que seus dedos estão se movendo mais rápido" e "parece elegante como um terno")

Foto de Les Paul e alguns de seus protótipos.

 Adicionalmente, o presidente da Gibson, Ted McCarty afirma que a Gibson Guitar Corporation apenas se aproximou de Les Paul pelo direito de imprimir o nome do músico no headstock para melhorar as vendas do seu modelo, e que em 1951, Gibson tinha mostrado a Les Paul um instrumento semi-acabado. McCarty também afirma que as discussões de design com Les Paul foram limitadas ao cordal da guitarra e a instalação de um tampo sobre o corpo de mogno para melhorar a densidade e o sustain, que Les Paul havia solicitado. De qualquer forma, de acordo com a Gibson, essa mudança tornaria a guitarra muito pesada e o pedido de Les Paul foi negado. Outra opção: a Gibson Les Paul Custom original era pra ser toda de mogno e a Goldtop (dos anos 1952 a 1958) teriam de ter o maple, tampo e corpo de mogno.Além desses pedidos, as contribuições de Les Paul para a linha de guitarra que iria carregar o seu nome foram indicadas para serem cosméticas. Por exemplo, sempre um showman, Les Paul tinha especificado que a guitarra fosse oferecida com acabamento dourado, não apenas por ostentação, mas para enfatizar a alta qualidade do instrumento Les Paul também.

Les Paul e os primeiros protótipos da Gibson Les Paul Gold Top



A última característica a ser incluída mais tarde no modelo Les Paul foi o flame maple
 (listra de tigre) e acabamento em maple, e uma vez mais contrastando com a linha da rival Fender, oferecendo uma maior opção de cores. Gibson foi novamente inconsistente com suas escolhas de madeira, e algumas Goldtop tiveram o seu acabamento removido para revelar a bela madeira maple figurada abaixo da camada de tinta dourada.



 Com certeza a história não acaba por aqui, mas a intuição desta postagem é mostrar uma guitarra em particular.

Gibson Les Paul Recording 



Até a sua morte em Agosto de 2009, Les Paul tocava sua guitarra no palco, semanalmente, em Nova York. Paul preferia sua Gibson "Recording" de 1972 , com diferentes componentes eletrônicos e uma peça de mogno no corpo e que, como bom inventor que era, ele já havia a modificado bastante através dos anos.A alavanca Bigsby implantada era a mudança mais visível, embora suas guitarras anteriores fossem embutidas com alguns efeitos criados por ele como o "Les Paulverizer".


Paul tocando sua Gibson Recording em apresentação

 Como você pode saber uma das invenções de Paul foi a gravação de faixa múltipla. Ele incorporou isso com gravação sound-on-sound . O problema com o sound-on-sound era por parte da guitarra que não soava de acordo com o que Paul buscava em termo de timbre em suas gravações. 

Paul descobriu que a solução para isso era a entrada de impedância. Gibson adicionou este recurso ao seu modelo Les Paul Recording. A guitarra veio com dois captadores inclinados de baixa impedância com logotipo Gibson moldado em suas capas.

A guitarra foi equipada com transformadores integrais para tornar a impedância de saída compatível com amplificadores normais de alta impedância ou baixa impedância.Em outras palavras, com o transformador desligado para gravação em um estúdio conectado diretamente à placa, o modo de baixa impedância deu pistas muito mais limpas e largura de banda de freqüência mais ampla que poderia ser ajustada na mixagem.Para performances ao vivo, o Circuito Tonal de Impedância de Les Paul Low-Hi foi comutado para alta impedância, permitindo que a guitarra fosse tocada diretamente através de amplificadores de guitarra padrão.


 Esta guitarra foi projetada para soar melhor quando conectada a uma mesa de mixagem em (configuração de baixa impedância). Quando usado com um amplificador regular, você tinha que ligar o transformador de impedância incorporado. Os controles eram relativamente complexos. Volume, Agudos, Baixo, "Decade", Volume do Microfone, Selector de captador, Interruptor de Tom e Interruptor de Fase em seu grande painel embutido. O interruptor da decade foi projetado para "afinar" / alterar os harmônicos de agudos, para "mais estalado" ou "mais cheio/grave".  
E o interruptor da Decade era de seletor com mais de uma posição. Na verdade indo até 11 posições.

A maioria das Les Paul's foram projetadas com um único corpo cortado, no entanto, a guitarra "Recording" que traduzindo seria de gravação foi feita de mogno hondurenho sólido, em peça única. 

O braço em três peças laminadas de mogno, com faixas de jacarandá, ébano e incrustações de blocos em madrepérola na escala. O registro de Les Paul foi fabricado entre 1971 e 1980.

A primeira versão foi produzida até 1977 e uma segunda versão com um arranjo de controle ligeiramente diferente foi produzida de 1977 a 1980. Os primeiros modelos estavam disponíveis em apenas um acabamento claro ou um acabamento de noz. A versão posterior estava disponível em marrom, preto, branco ou sunburst.



 A Gibson Les Paul Recording original usada por Les Paul nas apresentações, ainda sem a bigsby.


 Aqui um demonstrativo do seu complexo painel de controles






















Continua em  I.R.V - Parte 4 (click para ler)
















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