quinta-feira, 8 de maio de 2014

Captador splitado com mini-chave







A mania de usar humbucker  vem desde o primeiro acorde, na minha primeira guitarra... Uma strato HSS..


De imediato foi perceptível a diferença quando a chave 5p era posicionada para o HB da ponte, mesmo não manjando porra nenhuma de guitarra na época.

Era um som mais forte, com maior ganho comparado aos singles do meio e braço, principalmente nas distorções,  já os singles eram ótimos para as bases de som limpo.

Buscando o "timbrão" bacana eu sempre usei HB na posição ponte das minhas guitas.


Mas, às vezes, faz falta um som mais magro e estalado para determinada música... Sabendo que os modelos de captadores HB mais decentes existe a opção de splitar (cortar o sinal de uma das bobinas, fazendo funcionar uma unica como um single).. Era hora de fazer esta experiência e ver que tipo de som sairia.

O teste foi feito em uma guitarra velha por aqui, o resultado foi bom, pois o humbucker ficou fino igual um single. Eu comprei algumas mini-chaves destas 2 posições, de liga/desliga :




O esquema que usei foi o seguinte, o humbucker tinha 3 fios, um verde, um azul e um malha (terra).

O fio verde era o humbucker funcionando em serie e normalmente, ja o azul era apenas uma bobina funcionando, parecendo um single.

Aqui não tem segredo quando usar uma mini chave dessas, pois o polo do meio da chave é o positivo, e os outros polos seriam os "alternativos" vamos dizer assim, pois a chave funciona ligando um ou outro dependendo da posição que é colocada (on/off). Então foi só soldar um fio no meio da mini-chave ( fio amarelo) que fosse ligado diretamente na chave normal da guitarra, onde iria soldado o fio verde antes da mini chave... Ja o fio verde é soldado em um polo da mini-chave, e o fio azul soldado no outro polo da mini-chave... Entendeu ??  NÃOO ?? Eu fiz um desenho meio tosco no paint para tentar explicar melhor:


O fio 1 é o fio que vai soldado na chave original da guitarra, ja o fio 2 é o fio que faz o HB funcionar normalmente (série) e o fio 3 é o fio que corta uma bobina, fazendo assim o captador ficar "splitado" com som de single.


Seria a solução perfeita para o captador do braço da minha fender "telepartes",  um mini HB com um som muito fechado para as bases limpas. Como os testes foram além das expectativas no captador velho da guitarra em teste, foi vez de fazer "pra valer" na minha tele... E o medão de estragar a guitarra??  Que  nada, eu tinha certeza que ficaria bacana, e teria uma maior variedade de timbres.


 Outro dilema..  Onde colocar as tais mini-chaves, sem prejudicar a tocabilidade ou estragar o visual ??  Eu escolhi colocar entre os knobs de potênciometro. Poderia colocar um potênciometro push-pull, mas ai teria que trocar os potênciometros originais escolhidos a dedo para esta guitarra em especial.. Preferi a mini-chave mesmo.



Instaladas, agora hora dos testes ...





 PRIMEIRAS IMPRESSÕES:


Caramba...   ficou mesmo muito legal :)


O captador do braço ficou identico a um single quando a chave é acionada, e volta a ter o som "fat" quando a chave é posicionada para humbucker. O da ponte ficou muito brilhante, igual o som de um single de tele tradicional, e com posição HB volta o timbre que eu mais amo nesta guitarra...

 Ficou perfeitamente equilibrada e com varias opções diferentes de timbres. Adorei xD









Aproveitando o mão na obra...


Tirei o parafuso que tornava o tensor "bala" (bullet) e deixei o parafuso original do tensor barra-dupla internamente no braço. Pintei a cavidade de preto, para dar um charme a mais...





INDO NO MESMO EMBALO...




Se você acompanhou a postagem  Seymour Duncan Hot Rails + Fender Mexico viu que o captador  Hot Rails eu descrevi como um som mais fechado para bases limpas.

Seguindo a mesma idéia resolvi splitar o hot da minha strato.. E mais uma vez o resultado foi muito satisfatório, pois o hot splitado tem um som maravilhoso e claro como devia ser um single tradicional posição ponte. E o melhor de tudo é ter a opção de uma fat strato com o hot 100% e uma strato tradicional com o acionar de uma minichavinha...  Muito bacana mesmo xD







O furo no escudo, escolhi um ponto estratégico e que não atrapalhasse na hora de mexer nos controles da guita





 Mini chave posicionada por baixo do escudo...



 Go to JoB ...



























3 comentários:

  1. Pô mano parabéns pelo trabalho, porque eu também tenho uma tele e era isso que eu queria fazer nela tbm mas não achava e nenhum lugar valeu mesmo. Mas eu só não entendi muito bem como que você fez a ligação entre a chave seletora e as mini chaves, se você poder mandar algum tipo de foto ou circuito pelo meu email agradeço, valeu mano. samuelratavares@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. amigo estou com um problema quem sabe vc pode me ajudar estou reformando uma guitarra les paul tonante e que originalmente nela tem 2 chavinhas desta nela como ela ja veio toda desmontada não encontro a parte elétrica e pra piorar 1 Captador humbucker tem apenas 2 fios 1 verde e 1 amarelo ja o outro Captador humbucker tem 5 fios 1 malha 1 preto 1 verde 1 vermelho e 1 amarelo não sei porque mais o vermelho ja veio enrolado com o amarelo e assim mesmo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim, o certo é fazer um teste com um multímetro para encontrar a função de cada fio. Outra alternativa é desmontar o humbucker e descobrir qual o inicio e fim de cada bobina (esta é mais complicada). Cada fabricante de captador trabalha com cores diferentes de fios. Normalmente os fios que estão juntos são ligados juntos e isolados, terra no malha e positivo na saída, o captador esta ligado me série. Mas com essa confusão de cores pode estar em serie, paralelo ou splitado, funcionando apenas uma bobina. Então só com um multímetro mesmo para medir as resistências e saber a função de cada fio para poder ligar o captador da forma que deseja (split/serie/paralelo) espero ter ajudado.


      Excluir